Quando a Microsoft anunciou nesta semana que o suporte para apps do Android no Windows 11 finalmente estava disponível, a empresa confirmou que no momento somente os participantes do Programa Windows Insider nos Estados Unidos com uma conta americana da Amazon Appstore poderiam fazer uso deste recurso desde que seus PCs atendessem aos requisitos de hardware necessários, o que não deve ser um problema para PCs suportados oficialmente pelo novo sistema operacional. Felizmente já descobriram uma forma de contornar estas restrições e é possível ver como fazer isso seguindo os passos abaixo.
Primeira Etapa – Instalar o Windows Subsystem for Android
Para começar, o primeiro passo é instalar o Windows Subsystem for Android. É necessário ser um participante do Programa Windows Insider no canal Beta para fazer o download dele na Microsoft Store, mas podemos contornar esta restrição acessando o site “Online link generator for Microsoft Store”, que oferecer URLs para o download de conteúdo da loja.
Acesse o site a partir deste link e localize o Windows Subsystem for Android colocando o ID do pacote, que é 9P3395VX91NR, ou sua URL completa no campo abaixo e selecione Slow no menu drop down para exibir os resultados:
Reprodução/Fabio Rosolen
O pacote correto é o listado com cerca de 1.21GB. Clique nele para fazer o download:
Reprodução/Fabio Rosolen
Com o download concluído, agora será necessário instalar o pacote do Windows Subsystem for Android. Para isso abra o Terminal do Windows como Administrador e digite o seguinte comando no PowerShell e aguarde até que a instalação seja concluída:
Add-AppxPackage -Path "caminho para o pacote"
Reprodução/Fabio Rosolen
Reprodução/Fabio Rosolen
Se tudo correr bem, você verá o Windows Subsystem for Android no menu Iniciar do Windows 11:
Reprodução/Fabio Rosolen
Segunda Etapa – Instalando os apps para Android no Windows 11
Com o Windows Subsystem for Android instalado, agora é possível finalmente instalar os apps para Android no Windows 11 a partir dos arquivos APK oficiais em fontes como APK Mirror e APKPure, contornando a necessidade da conta da Amazon Appstore. Antes de começar, primeiro é necessário alterar algumas configurações no Windows Subsystem for Android como mostrado abaixo.
Abra o Windows Subsystem for Android e mova o slider da opção Modo de desenvolvedor para a posição Ativado:
Reprodução/Fabio Rosolen
Esta instância particular do Android é executada localmente no Windows e por isso ela pode ser acessada pela interface localhost ((127.0.0.1). Esta versão do Android também pode utilizar um endereço IP aleatório da rede privada (172.30.0.0/24). Se o endereço IP não aparecer no campo correspondente, clique em Arquivos na parte superior da tela para iniciar a instância do Android e depois em Atualizar no campo endereço IP:
Reprodução/Fabio Rosolen
Com a instância do Android em execução, agora é necessário se conectar ao ADB usando o endereço IP. Para isso, copie o endereço IP usando o botão Copiar ao lado dele e digite o seguinte comando no Prompt de Comando do Windows:
adb connect "endereço IP"
Reprodução/Fabio Rosolen
Se o ADB (Android Debug Bridge) ainda não foi configurado no Windows, primeiro baixe o Android SDK Platform Tools a partir deste link e extraia o conteúdo do arquivo compactado. Agora navegue até o conteúdo extraído no Explorador de Arquivos, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção destacada para abrir a pasta no Terminal do Windows:
Reprodução/Fabio Rosolen
Conecte seu smartphone com Android ao computador via USB, altere o modo de conexão para Transferência de Arquivo se necessário, habilite a opção Depuração USB nas configurações do aparelho no menu para desenvolvedores e agora digite o comando “./adb devices” na janela do terminal para conferir se deu certo:
Reprodução/Fabio Rosolen
Caso a conexão falhe ou dê erro, abra o Explorador de Arquivos, clique com o botão direito do mouse em Computador e selecione Propriedades:
Reprodução/Fabio Rosolen
Na tela de propriedades clique em Configurações avançadas do sistema:
Reprodução/Fabio Rosolen
Agora clique em Variáveis de Ambiente:
Reprodução/Fabio Rosolen
Em variáveis de usuário, selecione Path e clique em Editar:
Reprodução/Fabio Rosolen
Sem selecionar nada, clique em Procurar e aponte para a pasta onde estão os arquivos do arquivo zip descompactado:
Reprodução/Fabio Rosolen
Confirme, reinicie o PC e a conexão deve funcionar agora.
Com a conexão bem-sucedida, agora você pode instalar o APK de um app para Android usando o seguinte comando no PowerShell:
adb install “caminho para o APK”
Reprodução/Fabio Rosolen
Agora é só localizar o app instalado no menu Iniciar e executá-lo normalmente:
Reprodução/Fabio Rosolen
Reprodução/Fabio Rosolen
Nenhum comentário:
Postar um comentário