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sábado, 19 de novembro de 2022

Procon: consumidor deve ficar atento à data de validade da água mineral

Água mineral vencida, o que devo fazer ?

A prefeitura, por meio da Coordenadoria do Procon, órgão municipal de Defesa do Consumidor, orienta os consumidores que a água mineral também tem prazo de validade e é bom ficar atento a esse detalhe para evitar problemas de saúde. O coordenador do Procon em Recife, recomenda que quem souber de água mineral com data vencida no mercado deve denunciar para que o órgão tome as providências devidas.


As pessoas devem informar ao Procon a marca da água mineral vencida e o nome do estabelecimento onde comprou o produto.


- O consumidor tem que fazer valer os seus direitos e a melhor medida é denunciar ao Procon a irregularidade que encontrar. No caso dos garrafões de água é fundamental que as pessoas entrem em contato imediatamente com o órgão para tomarmos as medidas cabíveis, reforçou Procon Recife.


De acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a data de validade deve constar no rótulo das embalagens de qualquer tamanho, mas o Procon chama a atenção de todos principalmente com relação aos garrafões de 20 litros, em vasilhames retornáveis, que oferecem mais riscos de contaminação por apresentarem maior quantidade de água no mesmo recipiente e que normalmente ficam estocados.


Além da data de validade, a Anvisa determina que os rótulos contenham informações técnicas e características químicas da água mineral comercializada. De acordo ainda com a legislação nacional, os estabelecimentos que descumprirem as normas podem ter o produto apreendido, entre outras medidas punitivas e restritivas de venda.


Além de verificar o rótulo dos garrafões de água, o Procon recomenda que o consumidor observe também a data de fabricação do vasilhame que normalmente fica no fundo do garrafão. De acordo com as Portarias 357/2008 e 358/2009, do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), do Ministério de Minas e Energia (MME), os garrafões retornáveis de 10 e 20 litros têm prazo de validade de três anos, a fim de evitar a contaminação da água comercializada.


Eraldo Sant`Ana informou que, a fim de facilitar a vida do consumidor e agilizar o resultado do atendimento, o Procon de Macaé disponibiliza vários canais para que o consumidor faça a sua denúncia: por e-mail, escrevendo para o endereço procon@macae.rj.gov.br; por telefone, pelos números (22) 2772.4491 ou 2772.4458; ou ainda pessoalmente, na sede do Procon, à Rua Velho Campos, 734, no Centro de Macaé, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com funcionamento direto, sem intervalo para almoço.


Dicas para consumir água de qualidade


A Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam) dá as dicas de como o consumidor deve agir em casa para garantir a qualidade da água mineral que sua família bebe. Confira abaixo:


Dicas para o armazenamento:


- As embalagens não podem ficar em contato direto com o chão, perto de produtos químicos, gás de cozinha e de alimentos em decomposição;


- Evitar deixar o garrafão em contato com a luz solar, para que não haja a proliferação de algas;


- O garrafão vazio também deve ser bem guardado.


Dicas na hora da compra:


- Verifique, antes de comprar, a data de fabricação, a validade da água

mineral e se a embalagem está devidamente lacrada;


- Verifique se tem o nome do produto, da marca e informações sobre o fabricante, bem como o endereço e telefone;


- Veja se a tampa está lacrada, se há filamentos amarelos ou verdes na água e se a embalagem não está amassada.


Dicas para a higiene:


- Limpar o suporte com solução de água limpa e 2 colheres de água

sanitária, deixando de molho em 15 minutos;


- Lavar com água fervida, de preferência ainda morna, por 3 vezes;


- Lavar o galão, ainda lacrado, com água e sabão;


- Limpar com álcool sem cheiro a parte do garrafão que fica em contato com a água do seu suporte ou bebedouro;


- Não tocar na boca do galão na hora de colocá-lo no suporte;


- Caso precise tocar na parte superior do galão, lavar as mãos com água e detergente neutro antes de utilizá-lo.


DENUNCIE LOCAIS QUE VENDEM ÁGUA MINERAL VENCIDA.

Telefone: (81) 3355-3286

RECLAMAÇÃO ONLINE

FONTE: EQUIPE XDRIVE - WINDOWS LITE BR

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